badge

domingo, outubro 30, 2005

Wishlist, 1

Têm... pouco mais de quatro meses:





21 de Fevereiro, já sabem...

sábado, outubro 29, 2005

Confusões comuns

Um não deveria dizer ou escrever as palavras quando delas não sabe o significado.
Há um conjunto de seis palavras que se trocam aos pares bastante frequentemente. O que a mim me confunde é que uma grande quantidade de pessoas não se faça rogada em utilizá-las sem saber o verdadeiro significado. Uma das invenções mais úteis, tira-teimas e interessantes é sem dúvida o diccionário, há quem o use pois admite que não sabe, há quem lá va confirmar que tem razão só para se ver enganado.

Elação: altivez; elevação; sublimidade; arrogância
Ilação: acção ou efeito de inferir aquilo que se deduz; inferencia; conclusão

Pedante: que ou aquele que alardeia de sábio ou censor dos outros; pretensioso; vaidoso no falar e na apresentação
Cabotino: comico ambulante; actor reles;individuo que alardeia merecimentos que não tem para se impor

Sarcasmo: zombaria insultuosa; ironia acerba; escárnio; menosprezo; motejo
ironia: figura de estilo que veicula um significado contrário daquele que deriva da interpretação literal do enunciado; zombaria

Por muito que se queira manifestar o conhecimento de uma coisa, é sempre de tom modesto usar palavras correntes visto que socialmente é absolutamente ridículo usar certas palavras só pelo simples facto de virem no dicionário (claro que também existem manias esquisitas). Para além de ser-se semântico deve-se ser também pragmático...
PS: escrever não é falar mas há fronteiras entre a escrita elaborada e a escrita presunçosa num espaço informal.

New Order - Krafty (baixinho porque os pais estão a dormir)

quinta-feira, outubro 27, 2005

Violência nos Jogos de Futebol Feminino

Como não podia deixar de ser, uma história mirabolante da nossa amiga Maria, ou como eu prefiro dizer, a craque da bola.
Num certo treino, Maria estava na posse de bola (gostaram? lol) e a nova aquisição da sua equipa, (com a qual a nossa protagonista já tinha tido divergências em Carnavais anteriores, uma vez que esta tinha sido jogadora do Odivelas, clube rival de Maria), que se encontra a seu lado fica furiosa, uma vez que a bola não lhe foi passada. " Pá! Então??...(qualquer coisa insultuosa)". A nossa protagonista não se fica e diz: " Tá calada! Ao menos a minha mãe não tem SIDA!".
PAF
Maria levou, novamente, um murro, mas está tudo bem!

quarta-feira, outubro 26, 2005

Kant racionalista

A adiÇao de sensibilidade às duas outras instancias de kant (sejam entendimento e razao), nao lhe tira imediatamente a característica de racionalista?
Um Homem tem 4 membros e uma cabeça. Um cao tem 4 membros, uma cabeça e uma cauda. Um cao é um homem seguindo a brilhante deduçao feita no ultimo post sobre Kant porque:

"Visto que para um cao apenas o facto de ter uma cabeça lhe dá a capacidade de ser um ser evoluido*, apesar de a sua cauda lhe dar a diferença. O pressuposto de existirem formas e categorias a priori, assemelhando-se ao Homem bem como o seu instinto de sobrevivencia também partilhado por uma data de outros seres evoluidos confere a um cao o estatuto de ser humano."+

O raciocínio indutivo é valido até que se encontre um exemplo que o contrarie, a partir do qual se presume que se há uma excepçao o raciocínio indutivo deixa de ser instrumento de uma teoria universalmente válida... ainda que essa teoria seja baseada num raciocínio dedutivo, quando essa deduçao nao esta correcta em todos os casos elementares nos quais se conseguem elaborar permissas simples simplesmente nao esta correcta.

*Definir ser evoluido dentro do contexto do exemplo que, presume-se, está bastante explicito.
+ Pequena amostra do raciocínio final feito no ultimo post sobre Kant aplicado a outra situaçao.

terça-feira, outubro 25, 2005

Campo de Ourique / Mª Pia

Desde que vi uma mulher a cortar as unhas à porta de casa e um miúdo a mi... mi... urinar para um Vidrão, acredito em tudo.

God bless mp3!

segunda-feira, outubro 24, 2005

Kant

Uma vez que a temática Kantiana foi escolhida pelos leitores do Lixo Social como o próximo tema a ser referendado no mini-inquérito do Lixo, penso que deverá ser incluído um pequeno texto sobre este senhor alemão.
“A Filosofia Kantiana pode ser considerada, no plano gnoseológico, uma crítica ao poder da Razão”
Comentário:

Ao contrário da maioria dos racionalistas, como Descartes, que acreditava no poder absoluto da Razão, achando que esta faculdade era capaz de conhecer tudo ilimitadamente, Kant, através do estudo da filosofia empirista, essencialmente a de David Hume, afirma que só é possível conhecer o que é dado através de uma intuição sensível. Kant é, por isso, denominado um filósofo de síntese, visto que consegue convergir as duas teorias explicaticas gnoseológicas, ultrapassando assim a dicotomia estabelecida anteriormente.
Kant estrutura a Razão e subdivide-a em três instâncias, a Sensibilidade, o Entendimento e a Razão no sentido estrito. Todas estas pressupõem formas a priori, isto é, anteriores e independentes das experiência. As formas a priori da Sensibilidade são o Tempo e o Espaço, que permitem uma primeira ordenação da realidade. As formas de segundo grau, são as Categorias do Entendimento e estabelecem relações entre o sujeito e o predicado. Por fim, as últimas são as Ideias Transcendentais: Alma, Mundo e Deus. É nestas que está subjacente a crítica ao poder absoluto da Razão.Enquanto que Descartes prova a existência de Deus, prova essa que provinha da Metafísica Tradicional, desde a Idade Média, Kant, ao afirmar que só é possível conhecer o que é dado através de uma intuição sensível, indica que estas Ideias Transcendentais, por serem Coisas em Mim, não são cognoscíveis, nem se pode provar a sua existência, esta encontra-se no plano da fé, como afirma na Crítica da Razão Prática.
Kant ainda relata que pensar é diferente de conhecer, o Homem é livre de pensar no que quiser, no entanto, só pode conhecer o que percepciona.Para Kant as disciplinas da Metafísica Tradicional (Psicologia, Teodiceia e Cosmologia) não são consideradas ciências, visto que nestas os juízos sintéticos a priori não são possíveis nestas cadeiras tradicionais. No entanto, apesar da sua crítica ao poder da Razão, Kant é um racionalista, visto que para ele apenas esta permite o conhecimento, apesar de apenas se poder conhecer o que a Sensibilidade transmite.O pressuposto de existirem formas e categorias a priori, assemelhando-se a Descartes, devido à sua posição em relação às ideias inatas, bem como o abandono da teoria da “Tábua rasa” de Locke, conferem a Emmanuel Kant um carácter racionalista.*
*in Pyny's, teste de Filosofia (2002), 1st ed, pergunta única.

sexta-feira, outubro 21, 2005

É tão fácil ser-se lamechas III (...Nós,Vós,Eles)

Muitas vezes tudo começa com ELES a falarem de um VOCÊS,um vocês são extraordinários,voces são unicos,e vocês foram mesmo talhados um para o outro.
Um vocês que somos Nós,um nós alegre,um nós que é só nosso,mesmo se pretendermos partilhar a nossa alegria é em nós que ela reside e daí só os membros presentes a poderem compreender.
Mas agora ELA está distante,sim é verdade,TU não estas aqui,EU não te consigo encontrar não te sinto e acredita que EU ja tentei...tentei mas fracassei.

Saudações Lamechas!!!

É tão fácil ser-se Mauzinho VII (Eu,Tu,Ele...)

Será que as pessoas que quando se encontram em monólogos e falam na segunda pessoa do singular tem receio delas próprias?
Aquela frase de apoio antes do momento difícil o eterno “Tu tens que lhe dizer o quanto gostas dela.Tu vais conseguir passar neste exame. Tu...Tu...Tu....” e esse tu são as próprias pessoas que falam de si para um Eu.
E quando falam da sua própria pessoa aos restantes mortais e se denominam na terceira pessoa estão a assumir um grave problema de identidade, ou simplesmente estão a tentar atribuir ao seu próprio eu uma noçao épica mas mantendo um aroma a modéstia através do “Ele vai triunfar”?
Julio Cesar já o fez, e Jardel também nos fintou com semelhante táctica, qui ça a genialidade e a esquizofrenia andem de braço dado.

Saudações Canalhada!

Reparo

Creio que não foi suficientemente explícito na minha última rubrica, e por isso aqui fica o esclarecimento.
O mundo reinventa-se constantemente, e nada melhor para tal evento que a eterna repetição.
Em certas ocasiões, o que nos parece novo e fresco simplesmente não era mencionado há mais de dois mil anos,ou qui ça já estava a pairar sobre os nossos pensamentos há eternidades mas só agora é que alguem decidiu dar-lhe a devida orientação, daí ser tão facil ser lamechas, é só repetir o que eu sinto quando me recordo que a Ana, a JOana, a Joanita, a Sara, o Sérgio, o Simão e o Tiago não se encontram na mesma cidade do que eu, só tenho que transformar um belo e alegre sentimento em algo mais sombrio e apelativo.
O mesmo tema pode servir de chacota caso queiramos ser “mauzinhos” ou ser motivo para choro numa vertente “lamechas”.
Mentalizem-se, tudo o que nós fazemos na nossa prolongada vida juvenil já foi feito, simplesmente não foi realizado por nós.
Saudações ambíguas

quinta-feira, outubro 20, 2005

É tão fácil ser-se ridículo I

-Era uma vez dois caracóis. Um caiu. O outro chamava-se António!

-Era uma vez uma menina que tinha três cabelos. Muito preocupada com a forma como iria penteada para a escola, perguntou de manhã à sua mãe o que fazer. A sua mãe respondeu-lhe: " Faz uma trança". Toda contente com a solução proposta, fez a trança e foi para escola. Na manhã seguinte, quando desfez a trança, caiu-lhe um cabelo. Em desespero, perguntou à mãe o que faria então, ao que a mãe respondeu: "Faz dois totós". Toda contente, andou a passear os seus dois totós durante todo o dia. Na manhã seguinte voltou a cair-lhe um cabelo e novamente perguntou à mãe como se poderia pentear. A mãe, impaciente, respondeu-lhe: "SEI LÁ FILHA! VAI DE CABELO SOLTO!!!"

É mesmo fácil não é?

terça-feira, outubro 18, 2005

É tão fácil ser-se desiludido I

Mais uma série de posts sobre "É tão fácil". Penso que esta série deveria, claramente, ser das primeiras, uma vez que é mesmo fácil ser-se desiludido. Em primeiro lugar, se formos seres com grandes expectativas em relação a alguma coisa, por muito perto que nos encontremos do nosso objectivo, sairemos, inequivocamente, desiludidos. Se, por outro lado, acreditarem demais em nós, ou nos nossos propósitos, tornar-nos-emos uma ínfima parte da desilusão em si.
Mesmo quem pertença à equipa de Ricardo Reis, e defenda fervorosamente a ataraxia e "filosofias" análogas, se é que se pode se chamar uma corrente filosófica a um pensamento?, pertence de forma ainda mais óbvia, ao grupo dos decepcionados. Ao reagir a qualquer tipo de desilusão, refugiam-se nas máximas epicuristas e estoicistas, tais como a fuga a dor pela apatia, promovendo a tranquilidade capaz de evitar a perturbação, e apresentando uma total indiferença face às paixões e à dor.
Por vezes o mais simples é mostrar que não nos encontramos desiludidos e seguir estas máximas expressas por Ricardo Reis em poemas como "Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio". Ao pensar neste tema lembro-me sempre de "Tabacaria", de Álvaro de Campos, um dos poemas mais extraordinário dos heterónimos e mesmo de Fernando Pessoa ortónimo.
Qual destes pontos de vista será o mais acertado?
À medida que o tempo vai passando talvez sejamos capazes de encarar tudo com mais maturidade. No entanto, como é que se pode falar no plural quando apenas uma das partes se sente desiludida? Será que as pessoas têm noção da maneira como se interelacionam umas com as outras e quais as suas consequências?
After all, o que é que se passa convosco, pessoas?
Pequeno aparte em letras pequenitas: Parece-me que o monólogo não seguiu o rumo que esperava! Começo por falar em desilusão, expectativas e formas de reagir epicuristas e estoicistas e acabo por falar de algo de que, apesar de estar sempre a ter de lidar com, (nunca) tinha pensado de forma coerente. Esse desvio (necessário), talvez tenha servido para mostrar que o tema da conversa até era, até então, o expresso no título. Curioso! Nos últimos dois parágrafos interliguei os dois temas inconscientemente, não?
Grande aparte em letras pequenitas: É engraçado analisar um post pós-postagem (gostaram da aliteração??). Deveras!

domingo, outubro 16, 2005

É tão facil ser-se lamechas II

E eu nada posso fazer.
Há quem diga que os amputados conservam a sensaçao da presença do membro que lhes foi privado.Com a minha pessoa dá-se o mesmo.Não consigo esquecer-me daquela rapariga.Sem ela não me sinto completo,não estou vivo.Quando ela estava a meu lado sentia a aura do meu explendor a elevar-se para alem do imagnario.Na devida altura até posso não lhe ter dado a relevancia necessaria mas agora a minha compreensão é inequivoca.Não sou idioita nenhum,sei que no decorrer da nossa união haveremos de ter maus bocados,mas jamais se poderam equiparar aos de deleite.
Confesso que ja houve alturas em que desejei jamais a ter encontrado,mas sei bem que se a perdesse,nunca mais seria um homem completo.
Levaria uma vida bipolar em que em enumeras ocasioes choraria na companhia do meu eu pelo amor perdido em cada hora que me restasse para viver.
Até podia cair no erro de dizer que se tiver paciência para esperar,ainda hei-de encontrar outras mais belas,mas seria um engano.Não só não há nenhuma mais esbelta,como tambem não há mais nenhuma.
O Futuro sem ti é vazio

sábado, outubro 15, 2005





De quem não tem nada a dizer... aceita-se a eliminação desde que sem ofensas acrescidas.

quinta-feira, outubro 13, 2005

Movimento 560 Adamastor


Vi pela 2ª vez este nome na televisão e investiguei um pouco. Ora então este dito movimento vem tentar motivar toda a compra de produtos portugueses através da consulta do código de barras. Se começar por este 560 é porque tal produto é português se não for evite o produto estrangeiro e procure um do nosso país. Deste modo está a ajudar a indústria portuguesa a desenvolver-se.
para mais informações ir ao site http://560.adamastor.org/

Após uma breve pesquisa pela minha dispensa descobri que a maior parte dos produtos são da Alemanha, Espanha, Suiça e E.U.A . Apenas os croutons (aqueles cubinhos de pão frito) do Pingo Doce, o sal de cozinha e massa são 560 de Portugal.

A Liga dos ultimos

Esqueçam os contratos publicitários,as assinaturas milionárias e o Gabriel o Poeta
Este programa proporciona alguns dos melhores momentos desportivos televisivos de sempre.
É a televisão de ataque com o Prof.Bitate a jogar a ponta de lança.
Ramada tinhas toda a razao é deveras hilariante.

segunda-feira, outubro 10, 2005

Novos coleguinhas.... (é facil sermos maus... ou então não)

Uma faculdade, sete cadeiras, sete professores, 200 coleguinhas novos!
Após a famosa aula de Geometria, seguiu-se a de Cultura Visual.
Breve apresentação dos coleguinhas e da Professora. Eis se não quando, algo se avista atrás das portadas do auditório... os alunos apenas avistavam algo grande e incrvelmente escuro.

A Professora, muito simpática questiona:
- " Que coisa é essa aí atrás da porta? Façao favor de se levantar...."
O auditório de olhos postos na figura. Esta ergue-se, e com um só gesto e uma habilidade extrema, coloca os seus óculos escuros.
Era realmente grande: Alto e vestido de preto, com o cabelo igualmente preto, liso e um pouco ondulado nas pontas... um xaile bem VERMELHO cobria-lhe os ombros e rodeava-lhe o pescoço. A sua pele era clara, e os seus gestos delicados.
- "Qual o seu nome, criatura? Apresente-se!"
Nervoso, retira os oculos e responde vigorosamente:
- "O meu nome é Leonardo, o GRANDE Leonardo!"
Leonardo sai apressado de trás das portadas e senta-se junto aos seus novos coleguinhas, continuando a leitura do seu livro favorito ("O Código Da Vinci").

E assim termina mais uma aula na fantástica Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

O Leonardo já fez uma amiga... O local de eleição desta, foi A 5 de Outubro, pois aí se encontra o seu Psiquiatra....


Vamos fazer amigos.....

sexta-feira, outubro 07, 2005

Conselho de um professor de Geometria I a alunos de primeiro ano.

Caros amigos,

Antes de mais, quero dar-vos as boas vindas.
Penso que devem saber estão 300 pessoas inscritas nesta disciplina e 200 sao do primeiro ano; que muitos colegas vossos estão, hoje em dia, casados e com filhos e ainda pagam propinas da faculdade pelo simples facto de não terem conseguido fazer esta cadeira.
Não quero, de modo nenhum, assustar-vos. Quero alertar-vos para a dificuldade de passar a esta cadeira. Não se iludam, a maior parte de vocês teve nota 20 no exame de Geometria Descritiva do 12º, mas poucos serão os que passarão do 7,5 no exame em Janeiro. A verdade é que a goemetria que se dá no secundário é para atrasados mentais, e o exame é igualmente para atrasados mentais. Não estou a dizer que vocês são atrasados mentais, mas não se admirem de ter um 2 ou um 3 no exame. È o mais frequente.
Quero desde ja avisar-vos que não façam como os vossos colegas que desaparecem, não vêm ás aulas porque vão doar orgãos e tal, e depois só aparecem em Janeiro e chumbam no exame. Ou aqueles que gostam de beber leitinho na cama, ou mesmo os que ficam acamados... enfim... bom mesmo é virem a todas as minhas aulas, fazerem todos os exercicos de prefrencia a lápis.. não é que não possam fazer com esferografica, poder podem, e com uma trincha também, não vos garanto é que os receba.
Podem por o dedo no ar para tirarem todas as duvidas, não garanto que as tire. Mas não o deixem de fazer.

ah é verdade... não esperem encontrar o livro " GEOMETRIA I, FACULDADE DE BELAS ARTES DE LISBOA" não existe.

boa sorte a todos.

P.S.: No terceiro ano se escolherem via ensino, têm desconto nas propinas porque voltarão a ter geometria, e é a cadeira que mais dinheiro da a faculdade.

ah, so mais uma coisa... a matéria que se dava em dois anos, foi compactada para dois semestres....

boa sorte entao.

Amigo do meu amigo meu conhecido é!

É inegavel, os amigos dos meus amigos com os quais eu tenho maior prazer em conversar são inequivocamente aqueles com os quais durante o desenrolar da mesma em poucas ocasioes ou mesmo em nenhuma é mencionado o nome do elo de ligaçao.
A conhece B,B conhece C e C e A acabaram de ser apresentados devido a boa educaçao de A,se após três encontros furtivos entre C e A nos quais B não estava presente o unico motivo de conversa foi o proprio talvez da proxima vez a palavra de ordem fosse um cordeal Olá,sem corantes aditivos e conservantes,vá seja,um Ora viva no maximo.
Sejamos realistas 20% das pessoas a quem falamos não sabemos o nome,30% não sabemos onde é que as conhecemos ao certo,25% são atrelados que são inerentes a nossa vontade tal como primos irmãos e afins e 25% nem sequer sabe o nosso nome,sim, é verdade,a todos os narcisistas que me lêm,á pessoas que vos falam e não sabem o vosso nome,ou seja, 20% mais 30% ao qual somamos 25% sem esquecer a outra parcela com o mesmo valor,aritmeticamente falando é só fazer as contas.
Nestes ultimos meses ja fui varias vezes acusado de estar irreconhecivel,antipatico e arrogante até,nada disso meus queridos conhecidos simplesmente estou saturado de estar envolvido em conversas nas quais ja sei qual vai ser a ultima palavra a ser proferida muito antes de a primeira ter sido dita.

Tudo o que disse é deveras engraçado,mas não me da uma vontade por ai alem de rir.

Saudaçoes Filantrópicas.

quinta-feira, outubro 06, 2005

Assim de repente...


...este Lixo Social já pedia uma mascote ou uma imagem-conceito. Abre-se assim o período de sugestões, reclamações e arremesso de tomates e/ou caixas de ovos: para sim ou para não e porquê. Podíamos aproveitar a onda e delimitar 'O' conceito deste espaço tão agradável. Ou não, porque vivemos numa democracia e por mim tudo bem na mesma.
É na caixinha de comentários já aí em baixo...Toca a arrebitar companheiros de ecoponto!!

terça-feira, outubro 04, 2005

O início do meu fim

Parece que tenho que me render às pressões...
Fica aqui um pré-post, pois isto de início real no lixo social tem muito que se lhe diga, não é assim só por a primeira e arrancar. Falta destravar o travão de mão.
Portanto, vão-se preparando, tomem um bom banho, alimentem-se excelentemente e durmam que nem pedras. E rezem muito, muito mesmo, porque vão precisar.

P.S. Se depois de me iniciar levar com tomates na rua ou me felicitarem com uma sova à séria, não sou eu que pago o hospital. E tem que ser na CUF.

domingo, outubro 02, 2005

Oi?


Pois é, parece que por largos votos, o nosso amigo Simão acabou de ganhar o primeiro prémio da Idiotice com os cumprimentos dos leitores do LIXO. Em segundo lugar empatados, apareço EU, o António e o Jair. Claramente houve um complot para que estes resultados saíssem como saíram, mas não comento.! (Sim, ponto final seguido de exclamação! Faz todo o sentido!!!"
Proponho a seguinte proposta: "Leitores do LixoSocial proponham um novo "MiniPoll" para o Lixo"!
Se lerem com atenção a proposta, perceberão, com certeza, que o que se pretende é que os leitores (e qui ça os escritores, se é que podem ser tratados dessa forma), sugiram um novo tema para o Inquérito do Lixo.
Curto Bués de Vocês Fofos (CBVF)!! Sejam activos na Vossa Blogosfera! Não se abstenham! Votem em branco, se não concordarem!!!!!! (Jà só falta uma semana...)
PON

sábado, outubro 01, 2005

S. G. A.

É lamentavel,agoniante e tudo mais esta barreira psicologica dos 3 filhos.
Sim eu sei é o numero que deus fez,mas nem todos temos que ser iguais,ja que os chineses estao numa de contençao alguem vai ter que fazer com que a populaçao mundial tenha garantida o nascimento de novas ideias.

As pessoas são obcecadas por numeros pares deve ser do medo do ultimo a aparecer ficar sozinho e devido a isso vivemos numa sociadade em que ter dois filhos é o ideal e ter mais de três é quase tão grave como cometer um crime,quisa um dia até venha a ser.
Os apartamentos estão concebidos para albergarem 2 a 4 pessoas,e tanto faz se for um T0 ou um T3,divisoes maiores mas com a mesma segmentaçao.
O meio de transporte familiar por exelencia é o automovel,veiculo que em media leva 4pessoas de forma confortavel e a quinta enlatada.Comprar um Monovolume e depois ter que ir para o local de emprego e voltar para o doce lar com aquele monstro não é facil,é perfeito para viagens no mesmo continente mas aqui na bela cidade quem manda é o smart!
Sem falar nas despesas das viagens inter-continentais.
Devido a todos estes factores e outros não mencionados creio que devia ser criado pela união europeia o SUBSÍDIO de GARANTIA de QUALIDADE!
Os Pais que tivessem três filhos dos quais pelo menos dois dessem garantias de virem a ser grandes achados para a humanidade ou pelo menos alto motivo de satisfaçao na localidade em que residem poderiam candidatar-se ao S.G.A. e obter isençao de todo o tipo de despesas adicionais que o nascimento da jovem promessa podesse vir a trazer.
Vou ver se dou umas achegas ao Dudu Barroso acerca de tal assunto.
Saudaçoes Natalicias