badge

quarta-feira, junho 01, 2005

Dar sangue.

Se não tiverem nada a fazer vão dar sangue, eu fui. É que é mesmo preciso, não é aquela conversa de falta de recursos em Portugal... ainda oferecem um lanche. UAU!

www.ipsangue.org

A transfusão de sangue é uma prática médica que consiste em injectar
sangue a um paciente que tenha sofrido de grande perda ou que esteja afectado por uma doença no seu próprio sangue.
A primeira transfusão de sangue
foi efectuada em 15 de Junho de 1667. É um tipo de terapia que tem se mostrado muito eficaz em situações de choque, hemorragias ou doenças sanguíneas. Frequentemente usa-se transfusão em intervenções cirúrgicas, traumatismos, hemorragias digestivas ou em outros casos em que tenha havido grande perda de sangue.
Durante algum tempo no passado muitas pessoas tinham receio de aceitar transfusão com medo de contraírem uma doença infecto-contagiosa. Hoje não precisamos ter este tipo de preocupação, pois o sangue colhido de um doador passa por diversos testes antes de ser transfundido em um paciente.


Tipos Sanguíneos
O sangue é um tecido
vivo que circula initerruptamente pelas nossas artérias e veias levando oxigénio e nutrientes a todos os órgãos do corpo e trazendo o gás carbônico. É composto por plasma, plaquetas, hemácias e leucócitos. É produzido na medula óssea dos ossos.


Sistema Rh
O sangue é classificado em grupos (positivo e negativo) pela presença ou ausência de um
antigénio de superfície da hemácia que foi encontrado primeiramente no macaco Rhesius, dando nome ao factor Rh. Assim, o sangue Rh negativo não possui este antigénio na superfície, e o Rh positivo possui. A incidência destes grupos varia de acordo com a raça, pois trata-se de um fator hereditário.

Sistema ABO
O sangue também é classificado como do tipo A, B, AB ou O. Esta classificação teve origem na descoberta de dois antigénios de superfície, para os quais foram dados os nomes de A e B. Quando a hemácia possuía o
antígeno A era chamado de sangue tipo A, quando possuía B, tipo B, quando possuía os dois, tipo AB. Quando não possuía nem A nem B, era assinalado com um número zero (0). As pessoas começaram a ler o zero como a letra O, dando origem ao sistema ABO.

Compatibilidade Sanguínea
Pessoas com sangue Rh positivo podem receber hemácias do tipo Rh negativo. O contrário não é verdadeiro. Pessoas do grupo O só podem receber hemácias do grupo O. Pessoas do grupo AB podem receber hemácias do grupo O, A e B. Pessoas do grupo B podem receber hemácias do grupo O e B, mas não do A. Pessoas do grupo A podem receber hemácias do grupo O e A, mas não do B.

3 Comments:

Blogger Jair said...

Agradecido!

2:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

so para desmentir certos rumores...a matilde que escreve aqui nao sou eu! weird.

desculpa abusar do teu espaçinho de comment duarte. bjs matilde..torres pereira

3:31 da tarde  
Blogger Pyny said...

Só para desmentir certos rumores: eu mandei um convite para a matilde TP no início do blog e ela n aceitou..trala la la la..lol....(dscpa abusar de ti D.R.C) FIQUEM (no blog)

8:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home