badge

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Carpir algumas mágoas

Como é tão poético um desafio de futebol, tão glamoroso e educativo ouvir os comentadores inteligentíssimos e cheios de brio professional. É o desporto mais estúpido e mais fácil de provocar emoções ao mesmo tempo.
Não gosto de ver, gosto de jogar. Correr e chutar com os meus próprios pés.
Puder saltar de cadeira e gritar 3 palavrões à mãe do árbitro, aos adeptos da outra equipa e mesmo à minha irmã que se pôs à frente do televisor é uma coisa muito rara de se ver. É estranho, pois quando se fala de futebol e tudo ligado ao tema, a minha reacção é retrair-me de imediato. Contratações de Inverno, passes fantásticos, lances discutíveis de fora de jogo, árbitros egoístas, expulsões ou mesmo porrada nos jogos não me metem fora de mim, antes pelo contrário: sinto um calafrio de mediocridade e dá-me vontade de rir de tão mundo subdesenvolvido a que está associado o "desporto-rei" e as pessoas que o discutem.
Mas hoje ao assistir ao jogo Benfica-CSKA na RTP1 tentei ter um ouvido cirúrgico, bem ao jeito de um gajo extremamente chato. Captei umas quantas pérolas da comunicação desportiva:

"perturbações da defesa adversária"
"ganhar posição" (como é que se ganha posição?)
"o Benfica tem que carpir algumas mágoas relativamente ao adversário"
"os subterfúgios da equipa avançada"
"Petit a encher o campo em todos os lados"
"Contra ataque pouco lento" (desculpe, importa-se de repetir?)
"CSKA tem que jogar sem prurido e sem rendilhados"
"Geovanni está muito retraído, tenta criar o desequilíbrio para o interior mas não o alcança"
"Tem havido tentativas ténues de criar perigo"
"O Benfica revela um medo muito excessivo"
"Vimos Simão a abrir, mas não vimos Simão a fechar"

Bem, já chega... este assunto já está muito falado e depois torna-se muito repetitivo. Vou ver se faço alguma coisa útil.

2 Comments:

Blogger Pyny said...

Um relato futebolístico torna-se incompreensível para um leigo, como se pode ver. Algo a registar.

7:54 da tarde  
Blogger Simontarantino said...

è verdadeiramente necessário ter-se um grande domínio do vocabulario poruguês para ver um jogo de futebol, é preciso um dicionário para decifrar as palavras eruditas dos comentadores e dos treinadores. A mim também me irrita o facto de eles as irem ver para as porem nas frases aleatóriamente

5:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home