badge

terça-feira, março 01, 2005

Ganhámos

Depois do calor do período de eleições há uma coisa que eu gostava de saber: o que é que significa maioria absoluta?
Eu sempre pensei que maioria absoluta seria uma maioria que impediria outro adversário qualquer de ganhar em termos de valor de percentagem, ou seja, mais de cinquenta porcento, a verdade é que isso não se passa dando outro significado completamente a um conceito que ao princípio parece muito claro... A verdade é que quarenta e cinco porcento é uma maioria absoluta, e pouco menos também seria o que é muito estranho pois outro partido qualquer poderia (matemáticamente isto é) ter cinquenta e um porcento e ganhar. A hipótese que pus foi que, como há seis partidos, consideram-se votos certos os de uma certa percentagem, por exemplo doze porcento são votos certos em partidos minoritários; isto é completamente estúpido e não faz sentido nenhum, não consegui encontrar uma explicação... E há uma coisa que ainda me faz mais confusão, é que esses cuarenta e cinco porcento dão direito a mais de metade dos deputados da assembleia, não sei porque é que não andamos a bater contra a cabeça nas paredes, como é que menos de metade da população vota num partido que graças a essa minoria (sim menos de metade é uma maioria, a maioria são os que votaram em todos os outros) tem mais de metade dos deputados da assembleia. Cinquenta porcento são cinquenta porcento, não há muito por onde confundir. Ajudem uma mente assustada, spare a penny sah.

Jeremy kay - only one

14 Comments:

Blogger Pyny said...

por cento....não porcento....erro crasso:P

9:08 da tarde  
Blogger Pyny said...

Neste sistema eleitoral, maioria absoluta significa maioria parlamentar, isto é, maioria de deputados (são 230). Os deputado de cada distrito são eleito através de um método que aplica sucessivas divisões à percentagem de votos obtida. Se, por exemplo, um distrito eleger 5 deputados, e as percentagens forem 40%, 20%, 9%,8% então ao dividir tudo por um, um deputado para o partido com 40%; ao dividir por dois um deputado para os dois maiores partidos; ao dividir por tres um deputado para o primeiro partido..e por aí fora....
Moral da História: Hem??

9:49 da tarde  
Blogger Pyny said...

Os advérbios de modo não tem acento.

"matemáticamente" escreve-se matematicamente

11:51 da manhã  
Blogger Jair said...

Lá esta o senhor Francisco Maria a insistir que são 230 deputados, já lhe disse que não e esse o numero de deputados no parlamento.
O Bush teve menos votos que o Al e mesmo assim ganho a cinco anos atrás.
O que é mesmo relevante são as os representantes do povo eleitos Simon, creio que se atingirem os 111 são automaticamente governo. Quanto as % depois falo com a sua pessoa, sim eu também falo com as pessoas fora do Msn, blog(s) e hi5.

2:07 da tarde  
Blogger Pyny said...

Senhor Menezes, só digo o que sei e sei que a Assembleia da República é constituída por, exactamente, 230 deputados, dos quais 226 são eleitos através dos diversos distitos de Portugal Continental, Açores e Madeira, e os outros 4 são eleitos pelas comunidades portuguesas na Europa (2) e nos outros países. Conte:

PS: 2573654 ( 45,05%) 120
PPD/PSD: 1639637 ( 28,70%) 72
PCP-PEV: 432005 ( 7,56%) 14
CDS-PP: 415009 ( 7,26%) 12
B.E.: 364418 ( 6,38%) 8

P.S.:Só hoje dia 2 de Março se começaram a contar os votos dos restantes portugueses.
NÃO TENTE CONTESTAR O QUE
E MATEMATICAMENTE CERTO.
Cumprimentos, :P

8:01 da tarde  
Blogger Simontarantino said...

é suposto não se perceber a explicação não é? Havendo um limite de deputados por distrito não é muito mais facil fazer uma simples distribuição de percentagens pelos partidos e atribuir o valor de deputados de acordo com as percentagens sem mais disparates. Então e percentagem é per centagem? "Porcento s.m importância recebida porporcional à venda; quantidade ou taxa que determina essa taxa; percentagem (de por+cento)" era suposto os comentários serem todos disparatados? eu nem penso em advérbios de modo penso que só as ultimas três sílabas podem ter acentos mas tens razão está errado.

8:05 da tarde  
Blogger Pyny said...

Não pense que porcento existe...percentagem sim...porcento não faz qualquer sentido...:P Este texto, não digo que n fosse extremamente interessante, mas é, pelo menos, o mais polémico , mais comentado..até poderíamos comentar e dize apenas: ah e tal, se calhar até tem razão..

8:09 da tarde  
Blogger Pyny said...

Ah e tal, se calhar até tem razão.

8:10 da tarde  
Blogger Simontarantino said...

Era óptimo ouvir um deputado dizer "ah e tal, se calhar até tem razão" é bom que o saibas fazer. Parabéns

8:16 da tarde  
Blogger Simontarantino said...

Fantástico fantástico é estarmos aqui ao mesmo tempo

8:17 da tarde  
Blogger Pyny said...

EU n acredito que n tinha reparado em "cuarenta"...Senhor Simão..Senhor Simão...Fantástico, fantástico é não chover ovelhas todos os dias...(Ou então não)

9:08 da tarde  
Blogger s said...

A única coisa que interessa, é que o método de Hondt é a maior complicação e amior seca deste mundo e que, a maioria absoluta é, não mais de 50% dos votos mas mais de 50% dos deputados. Sendo precisos (apenas) 116 deputados para ter maioria absoluta, suponho que sejam 232 deputados...

11:01 da tarde  
Blogger Pyny said...

Claro que n-...se é preciso 116..é porque é preciso mais um do que a metade...e se fizeres as contas com os resultados que dei ves que sao 230...com 115 (o que tinha o PS com o guterres) não havia maioria estável, muitas das leis n chegavam sequer ao PR. :P O PSD-CDS já tinha mais do que 115..acho que 116..:p

9:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu diria antes que é óptimo ouvir um deputado dizer "ai e tal, se calhar até tem razão" (taadinho). É pena quase nunca acontecer...

1:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home