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segunda-feira, outubro 24, 2005

Kant

Uma vez que a temática Kantiana foi escolhida pelos leitores do Lixo Social como o próximo tema a ser referendado no mini-inquérito do Lixo, penso que deverá ser incluído um pequeno texto sobre este senhor alemão.
“A Filosofia Kantiana pode ser considerada, no plano gnoseológico, uma crítica ao poder da Razão”
Comentário:

Ao contrário da maioria dos racionalistas, como Descartes, que acreditava no poder absoluto da Razão, achando que esta faculdade era capaz de conhecer tudo ilimitadamente, Kant, através do estudo da filosofia empirista, essencialmente a de David Hume, afirma que só é possível conhecer o que é dado através de uma intuição sensível. Kant é, por isso, denominado um filósofo de síntese, visto que consegue convergir as duas teorias explicaticas gnoseológicas, ultrapassando assim a dicotomia estabelecida anteriormente.
Kant estrutura a Razão e subdivide-a em três instâncias, a Sensibilidade, o Entendimento e a Razão no sentido estrito. Todas estas pressupõem formas a priori, isto é, anteriores e independentes das experiência. As formas a priori da Sensibilidade são o Tempo e o Espaço, que permitem uma primeira ordenação da realidade. As formas de segundo grau, são as Categorias do Entendimento e estabelecem relações entre o sujeito e o predicado. Por fim, as últimas são as Ideias Transcendentais: Alma, Mundo e Deus. É nestas que está subjacente a crítica ao poder absoluto da Razão.Enquanto que Descartes prova a existência de Deus, prova essa que provinha da Metafísica Tradicional, desde a Idade Média, Kant, ao afirmar que só é possível conhecer o que é dado através de uma intuição sensível, indica que estas Ideias Transcendentais, por serem Coisas em Mim, não são cognoscíveis, nem se pode provar a sua existência, esta encontra-se no plano da fé, como afirma na Crítica da Razão Prática.
Kant ainda relata que pensar é diferente de conhecer, o Homem é livre de pensar no que quiser, no entanto, só pode conhecer o que percepciona.Para Kant as disciplinas da Metafísica Tradicional (Psicologia, Teodiceia e Cosmologia) não são consideradas ciências, visto que nestas os juízos sintéticos a priori não são possíveis nestas cadeiras tradicionais. No entanto, apesar da sua crítica ao poder da Razão, Kant é um racionalista, visto que para ele apenas esta permite o conhecimento, apesar de apenas se poder conhecer o que a Sensibilidade transmite.O pressuposto de existirem formas e categorias a priori, assemelhando-se a Descartes, devido à sua posição em relação às ideias inatas, bem como o abandono da teoria da “Tábua rasa” de Locke, conferem a Emmanuel Kant um carácter racionalista.*
*in Pyny's, teste de Filosofia (2002), 1st ed, pergunta única.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

alguem leu? sorry pynypon...

9:17 da manhã  
Blogger Alberto Oliveira said...

...por acaso?! eu li; mas porque não votei no Kant, não comento.

Embora o voto seja secreto, refiro que votei no "todos" que em termos filosóficos é muito mais abrangente e mete a física numa gaveta em três tempos.

6:14 da tarde  
Blogger Joana said...

Xiiiiiiiiiiii...as saudades que eu tinha destas incursões no papel. Desde a antropologia filosófica no 1ª ano da faculdade que não lia coisas destas. Dá saudades,acredita... Ainda vou voltar para ler com mais calma...Isto de vir aos blogs entre duas aulas de estatística não rende para comentários
:) bjinhos gandes

10:44 da manhã  
Blogger O-ren Ishii said...

eu li.... metade... depois como tou cansada, as minhas sinapses blokearam... e nao deu para processar mais nada... mas deves ter te saido bem!

4:06 da tarde  

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