badge

quarta-feira, outubro 26, 2005

Kant racionalista

A adiÇao de sensibilidade às duas outras instancias de kant (sejam entendimento e razao), nao lhe tira imediatamente a característica de racionalista?
Um Homem tem 4 membros e uma cabeça. Um cao tem 4 membros, uma cabeça e uma cauda. Um cao é um homem seguindo a brilhante deduçao feita no ultimo post sobre Kant porque:

"Visto que para um cao apenas o facto de ter uma cabeça lhe dá a capacidade de ser um ser evoluido*, apesar de a sua cauda lhe dar a diferença. O pressuposto de existirem formas e categorias a priori, assemelhando-se ao Homem bem como o seu instinto de sobrevivencia também partilhado por uma data de outros seres evoluidos confere a um cao o estatuto de ser humano."+

O raciocínio indutivo é valido até que se encontre um exemplo que o contrarie, a partir do qual se presume que se há uma excepçao o raciocínio indutivo deixa de ser instrumento de uma teoria universalmente válida... ainda que essa teoria seja baseada num raciocínio dedutivo, quando essa deduçao nao esta correcta em todos os casos elementares nos quais se conseguem elaborar permissas simples simplesmente nao esta correcta.

*Definir ser evoluido dentro do contexto do exemplo que, presume-se, está bastante explicito.
+ Pequena amostra do raciocínio final feito no ultimo post sobre Kant aplicado a outra situaçao.

2 Comments:

Blogger Pyny said...

Estás claramente a ser contraditório:P A sensibilidade foi a primeira instância para Kant. Só é possível conhecer o que pode ser percepcionado, com uso da razão. Obviamente que * e + não são elações correctas.
O método indutivo, como decerto saberá, utiliza-se em N. Provando-se para n=1 e assumindo que é verdade para n, então se for verdade para n= n+1, o raciocínio é válido!

6:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Vá,levem la a taça.

11:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home