badge

sexta-feira, abril 22, 2005

Não fiquei indiferente ao tema, (parece não existir outro nestes últimos posts) Igreja Católica. Não gostei do que escreveram, parece fácil comentar porque é um assunto agora tornado mais mediático, e para vocês é como se comentassem política, enconomia e etc. Não tenho grande resposta aos vossos comentários até porque acho totalmente desnecessários e fora do que é essencial na vida da Igreja.

Peço-vos só que tenham mais delicadeza e se informem correctamente e falem com pessoas que percebem o que é a vida cristã, que a vivam. Porque são estas pessoas que sentem as dificuldades e se deparam com elas na sua vida, as dificuldades de viver a verdadeira Mesagem da Igreja, que é Jesus. Não acredito que os Cristãos tenham dificuldade em viver uma mensagem baseada no “faz o que eu digo não faças o que eu faço”...

É tão mais fáçil estar de fora e falar “Neles” “Naquela” do que olhar para dentro, porque se olhassem para dentro não sei se encontrariam argumentos para poder falar da Igreja, mas quero acreditar que sim, porque sinto que cada um de nós tem dentro de si alguma experiência com Jesus, mesmo que seja de negação.

Dou razão ao Pyny quando diz “A Doutrina católica não pode ser criticada por quem está de fora da Igreja, muito menos com estes argumentos passados em cadeia e repetidos incessantemente e mecanicamente. Perceberão de facto o que significa ser católico? Percebe o que quer dizer seguir a doutrina de Jesus?”

Mas quero só corrigir uma coisa, a doutrina católica pode sim ser criticada por quem está de fora da igreja. Felizmente já não vivemos na censura e podemos escrever livremente. Mas acredito que escrever livremente não é escrever tudo o que quero sobre o que quero. Acho que somos todos crescidos e sabemos o impacto que aquilo que escrevemos pode ter sobre os demais, e a liberdade é acima de tudo responsbilidade.

Propunha uma nova maneira de comentar aos colaboradores do Blog “Lixo Social”, pedia que fizessem um esforço por começar os Posts na primeira pessoa e a partir da primeira pessoa do singular, e que tivéssemos delicadeza na escrita. Vai contra o que quero viver ser colaboradora dum blog em que as coisas ficam por cima, em que se ataca o que há de mais sério e que muda a minha vida todos os dias.

Quanto ao “E São Nicolau? Esse pedófilo. Santa Isabel a Louca, Santa Irmã Lucia a estrábica, só uma pessoa com visão extremamente reduzida é que depois de ver a luz escolhe andar descalça e presa para o resto da vida;” Sabes o que é a luz Simão? Sabes o que é que A Irma Lucia viu? Parece-me que não sabes, nem sonhas e nem vais chegar perto de saber o que viu. Muito menos o que é andar descalça e “presa” o que é estar presa?Acredito que a vida da Irmã Lúcia tenha sido muito mais do que a opção de Ingressar na Ordem das Carmelitas, e mais, acredito que foi profundamente feliz. Já falaste com alguma Carmelita? Já lhe perguntaste se se sentia presa? Como é que podes supor que o vivam assim? Informa-te e tenta viver aquilo que comentas tão ferozmente sem teres vivido, talvez consigas ter uma perspectica diferente.

Qual será a próxima? Jesus Cristo era masoquista?
Peço mesmo que sejam mais delicados na escrita...