Hoje, durante a aula de Desenho na Sociedade Nacional de Belas Artes, deparei-me com uma situação que nunca antes tinha reparado, ou se tinha, preferi não dar atenção nem atribuir-lhe o valor que seria esperado.
Reparei que, embora estando eu sentada na última cadeira com, do meu lado esquero uma parede, e ao meu lado direito sentados em U os restantes alunos, aquilo que eu estava a fazer influenciava a quase 100% o desenho dos outros alunos. A "colega" que estava ao meu lado, fazia um traço e olhava instantaneamente para mim e para o que eu estava a fazer, assim como se o meu desenho fosse o "Aprenda a desenhar, passo a passo, sem dificuldades" (o pior livro que pode existir para os profesores de belas artes- aprenda a desenhar em 3 meses e blá blá blá, estão a ver o género..)
Ao mesmo tempo que desnhava e reparava que a do lado estava a copiar o que eu estava a fazer, ouvi também : "Não, não faças assim, a "princesa"(belo nome que decidiram chamar-me por ser a mais nova, a turma deve ter uma media de idades de 40 anos), não faz assim, tens que ir ver como ela está a fazer", e no intervalo, tinha metade da turma colada à minha prancheta.
Nunca imaginei que pudesse ter tanta influencia, e que nunca me tenha consciencializado de que influenciamos pela positiva e pela negativa. As pessoas da minha turma quase que me puseram num pedestal, e aquilo que eu faço, faz de modelo para o resto. Só hoje me apercebi que isto é bom porque, por um lado incentiva-me a querer saber fazer melhor e a não desistir, porque afinal até percebo mais ou menos daquilo, mas também é aflitivo como as coisas funcionam e como temos imensa responsabilidade, e como a partir de hoje, que já tomei consciencia vou ter que mudar imensa coisa, imensos comportamentos: diario grafico em dia, materiais, desnho com ainda mais método...
Será que temos a noção daquilo que somos e sabemos fazer e das nossas qualidades? Ou será preciso, como me aconteceu a mim, que alguém repare e chame a atenção?Acho mesmo que cada vez e com mais facilidade, deixamos para trás coisas que para as quais até temos algum jeito e interesse, mas como ninguém ainda reparou, desistimos.
Outra coisa, também me acontece muito... Influenciamos milhares de pessoas por dia, nas coisas mais simples e banais, e nem temos a noção da diferença que marcamos e que deixamos as vezes de marcar.Da co-responsabilidade que afinal todos temos, mas nem todos o temos conscientes...
Será que temos que ter consciente a nossa co-responsabilidade na vida quoutidiana das pessoas com quem lidamos es estamos todos os dias?
Será que temos que influenciar pela postiva, ainda que requeira um esforço maior da nossa parte, porque nem sempre estamos bem dispostos e também temos problemas?
Foi só o que me acompanhou imenso neste dia... uma pausa neste blog, em que quase nos atropelamos uns aos outros para ver quem tem mais piada, quem escreve melhor ou mesmo quem é quem...
só isto..